quarta-feira, 18 de abril de 2012

Apontamento de História



Positivismo
Significado:
“O termo positivismo foi adotado por Augusto Comte para designar toda uma diretriz filosófica marcada pelo: culto da ciência e pela sacralização do método científico.”

Surgimento:
O seu surgimento esteve relacionado com a Revolução Industrial, e o Iluminismo. Pois no século XIX, uma época de avanços tecnológicos, o progresso era irrefreável, uma vez que nas concepções da época, a ciência e suas aplicações poderiam resolver os problemas da humanidade.

Método:
Para os positivistas, o único método do conhecimento é das ciências naturais,onde a positividade da ciência e a divinação dos fatos é o que importa, o dado político é tudo,somente aos FATOS o observador deve se basear.

No positivismo as outras ideologias não tinham valor, como a metafísica e a teologia, combatendo as concepções espirituais da realidade.Se não puder ser verificado na prática,deve ser descartado.

Na teoria da História:
As fontes históricas devem ser os documentos oficiais; a própria construção historio gráfica não pode ser separada da figura do herói, do grande homem que conduz a sociedade e a própria história; o foco político é absoluto na visão positivista.

Marxismo
Significado
Foi baseado nas teorias de Karl Marx, porém é uma visão diferente da teoria que surgiu o socialismo.

Surgimento:
Por apresentar os antagonismos do sistema capitalista do século XIX, ela se basea na Tese-Antitese, que toda afirmação tem um a negação.

Método:
O Materialismo histórico e dialético, que analisa a história de forma concreta tem como método achar a contradição do real, uma forma de ler a realidade.

O seu principal foco era econômico, usando como objeto ,os meio de produção, que inclui as forças produtivas (máquinas) ,as relações sociais de produção( modo servil, escravista, livre), a produção material. Também acreditava –se que a massa popular era integrante ativo na sociedade. O Modo de Produção corresponderia à estrutura fundamental que dá origem à toda a organização social. é um infraestrutura que está incluida numa macroestrutura, que produz uma consciência coletiva. 

A forma de analise era de um tempo estrutural, delonga duração.A sua fonte era quantificável e quantificada, analisa dados estatísticos,sociais.

História Nova
Método:
O seu objeto é o homem do tempo, ela estuda a cultura, o cotidiano, como foco Social

 O seu tempo é múltiplo, o que inclui o tempo curto(evento, acontecimento), tempo conjuntural ( o tempo maior) , e o tempo de longa duração (estruturas fundamentais).
As fontes é Tudo, È a arqueologia da época, as vestimentas, os documentos,etc.

Ela problematiza a realidade, o que surge as ciências sociais.


  1. Feudalismo 


Síntese da Idade Média = Feudalismo

Pois a idade Média se dividiu em alta Idade Média e Baixa Idade Média. A Alta (V-X) foi um período onde os godos e romanos travam uma luta cultural, o que origina o Feudalismo, tendo bases germânicas ,( a sociedade agropastoril, o particularismo, o comitatus e o direito não-escrito), e romanas (as vilas romanas, o colonato e o Cristianismo).

Frase de Uzeda: “ A economia é natural, vem da Terra; Mas não é de subsistência, nem tudo que ela produz se esgota.”

Assim, ocorre uma relação social de produção, Pois tem 2 elementos:
O aparelho produtor – o camponês, servo, por meio compulsório
A unidade produtiva- o espaço agrário, o manso senhorial (destinada ao senhor) e manso servil ( destinada aos servos)

È por meio desse excedente, que foi possível surgir o manso senhorial, onde o servo se desloca até a área destinada ao senhor, criando a corvéia,renda.

Porém o que motivava um camponês a se deslocar?
-Força política- o senhor garante segurança
Força ideológica- Falsa consciência

A Igreja desempenhou um papel fundamental : A cultura feudal foi caracterizada por uma visão do homem voltada para Deus e para a vida, após a morte na Terra. Esse tipo de visão de mundo, em que Deus é considerado o centro do Universo, chama-se teocentrismo.

Poder Político

Os laços de suserania e vassalagem vinculavam toda a nobreza feudal. Por exemplo, um barão doava um feudo a um marquês. Este, ao receber o feudo, prestava-lhe homenagem.

Sociedade Feudal

O mundo feudal estabeleceu-se de forma rigorosamente hierárquica e o lugar mais importante coube à Igreja, Possuía, ao mesmo tempo, ascendência econômica e moral. Seus domínios territoriais suplantavam os da nobreza e sua cultura demonstrava ser incomparavelmente superior.Depois nobreza após vinha o povo, que sustentava essa sociedade.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

A verdade sobre o feminismo


Muito atribuem atitudes separatistas femininas, independência financeira da mulher, de feminismo. Mas o que será realmente feminismo? Esse movimento ideológico tende a romper os modelos políticos tradicionais que se vincula á figura masculina,patriarcal e capitalista.Desta forma o discurso feminista ao apontar, também para o caráter subjetivo da opressão e para os aspectos emocionais da consciência,revela os focos existentes das relações interpessoais e a organização política.O contestável,é na prática. Então,como é o feminismo na prática e o que ainda há para desconstruir?

Nós podemos perceber os movimentos feministas que preenchem a sociedade nos seus déficits,como por exemplo o grupo que gerou uma comunidade Vella Salvador em Lima, que elas se baseiam em como corresponder as necessidades sociais. O grupo definem seus direitos e cidadanias, fundando escolas,construindo moradias, oficinas profissionalizantes,centro de saúde e etc. Esse grupo mostra de fato onde eu queria chegar,pois ele mostra a raiz do feminismo, a sua essência: desafiar a sociedade a perceber novos valores para nossa realidade. O que isso representa? Que o feminismo não foca apenas nos direitos das mulheres, mas do indivíduo, pois a sociedade burguesa não oprime a mulher, mas todo um grupo social que ela repulsa, que não se encaixa nos seus padrões pré-determinados.
Com o passar do tempo, várias vertentes foram saindo da origem feminista, se subdividindo.Porém ainda há situações que a hipocrisia atinge até aquelas que se assumem feministas. Um fator determinante é a relação do poder,existe o contraste e a barreira,de mulheres que temem assumir cargos superiores ( o que não é tão comum), e por outro lado, mulheres que quando assumem tais cargos, se posicionam com valores masculinos,como homens de saia.Ainda há o preconceito das funções, onde determinados empregos não são cabíveis as mulheres.O que inclui objetivos de luta de outras classes reprimidas, os negros,pobres,homossexuais e etc.Esse é um dos objetivos, destruir esses paradigmas da nossa sociedade patriarcal.

Vimos então dois pontos do Feminismo,um olhar amplo de melhoria para sociedade como um todo, visando o bem-estar da sociedade, e o segundo ponto é destruir os preconceitos da nossa convivência.Enfim,o feminismo busca repensar e recriar a identidade do sexo sob uma visão,em que o indivíduo,seja ele homem ou mulher, não tenha que se adaptar ao padrão hierarquizado, onde possam simplesmente unir suas diferenças e usá-las para crescer juntos.

Elizabete Araujo 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Eu tenho um sonho hoje

Uma época onde a cor falava mais alto que o carácter, onde o racismo não era apenas um comentário,ou atitude,era uma ideologia enraizada na consciência e nos corações, não apenas dos americanos,mas de todos,seres humanos.Esse vídeo é  muito bom para analisarmos o abismo que até hoje não foi fechado, o de brancos e negros.